domingo, 31 de março de 2013

Strogonoff de Frango

Esse é sem dúvida meu prato preferido. Já fiz e refiz essa receita inúmeras vezes em casa. Você pode varia-la de várias maneiras, trocando o frango por carne de vaca, camarão, ou trocando o champignon por palmito. Fica ao seu gosto. Vamos à receita!


Ingredientes:


- 3 unidades de peito de frango desossado em cubos médios
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- 2 unidades de cebola picada
- quanto baste de sal
- quanto baste de pimenta-do-reino branca
- 1 lata de molho de tomate
- 3 colheres (sopa) de catchup
- 1 colher (sopa) de molho inglês
- 1 colher (sopa) de mostarda
- 1 xícaras (chá) de champignon em conserva
- 1 lata de creme de leite
- 4 xícaras (café) de conhaque

Preparo:

Leve ao fogo em uma panela a manteiga, as cebolas, deixe no fogo até murchar. Em seguida coloque os peitos de frango, deixe refogar até dourar. Junte o conhaque e flambe. Quando o fogo se apagar junte o champignon, a pimenta, o molho de tomate, o catchup, o molho inglês, a mostarda e o sal. Deixe ferver por 5 minutos em fogo médio. Após, coloque o creme de leite e desligue imediatamente, mexendo para encorporar. 
Sirva quente acompanhado de arroz branco e batata palha.

Essa não tem erro não é?

Até a próxima e continuem cozinhando!

sábado, 30 de março de 2013

Pontos da Carne

Esse é um tópico bem polêmico, pois nem todo mundo sabe definir corretamente esses pontos. Mas a imagem abaixo deixa isso bem claro.



Lembrando que a partir do ao ponto, já não se sai mais caldo da carne ao ser cortada.

O mais interessante é que grandes Chefs sabem dizer o ponto da carne apenas tocando-a. Para entender como eles fazem isso, criaram um método que se usa a mão. Vendo a imagem abaixo, dá pra entender melhor. Tocando a parte "gordinha" da mão, tem-se a sensação de macies, que vai mudando conforme aproximamos o dedo polegar do outros dedos. É a mesma sensação que você precisa sentir na carne.



Pronto, agora não tem mais desculpa pra errar o ponto do churrasco!


sexta-feira, 29 de março de 2013

Curry Verde Tailandes (Kaeng Kiao Waan Gai)

Vocês vão reparar que eu adoro Currys, principalmente os indianos. Mas os Tailandeses também são ótimos. Veja essa receita muito saborosa.




Ingredientes: 

- 1 raiz de coentro
- 1 pimenta vermelha
- 1 dente de alho
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 1 colher (sopa) de Curry Verde Thay
- 1 xícara de leite de coco
- 4 sobrecoxas de frango desossadas e sem pele 
- 1 jiló
- 2 colheres (sopa) molho de peixe
- 1 colher (sopa) açúcar
- 2 folhas de lima picadas
- 1 pimenta verde picada
- 10 folhas de manjericão verde

Preparo:
Macere a raiz de coentro, a pimenta vermelha e o alho em um pilão. Frite em fogo baixo com o óleo e o curry verde. Acrescente um fio de leite de coco e cozinhe um minuto. Acrescente o restante do leite de coco. Coloque o jiló e o frango, o molho de peixe e o açúcar, as folhas de lima e a pimenta verde. Cozinhe em fogo baixo por 3 minutos ou até engrossar um pouco. Jogue as folhas de manjericão e misture tudo. Sirva quente.

Obs.: O molho de peixe, Nam Pla, fede muito quando é colocado na panela, não se assustem. É encontrado em casas de produtos orientais. O Curry Verde pode ser feito em casa se você não encontrar pronto. Segue a receita:


Façam, e continuem cozinhando!

quinta-feira, 28 de março de 2013

Frango Xadrez

Essa é uma das receitas que eu tenho como queridas, pois faz parte da minha infância. É um daqueles pratos que você come quando criança e fica registrado para sempre na memória. Vamos a receita!


Ingredientes:


- 1 xícara (chá) de molho de soja
- 2 xícaras (chá) de água
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 2 colheres (sopa) de amido de milho
- 1/2 xícara (chá) de óleo de gergelim
- 1 kg de peito de frango cortado em cubos pequenos
- suco de 1 limão
- 1 colher (sopa) de gengibre ralado
- sal e pimenta vermelha picada a gosto
- 1 cebola grande picada em tiras
- 1 pimentão vermelho cortado em cubos
- 1 pimentão verde cortado em cubos
- 1 xícara (chá) de castanha ou amendoim salgado (sem pele e torrados)
- Cebolinha picada a gosto

Preparo:

Tempere o frango com o suco de limão, gengibre, sal e a pimenta. Em uma tigela, misture o molho de soja, a água, o açúcar e o amido de milho. Reserve. Em uma panela, em fogo médio, aqueça o óleo de gergelim e refogue o frango já temperado. Junte a cebola e os pimentões. Se quiser, nesse momento, também pode acrescentar broto de bambu cortado em cubos e ovo de codorna cozido. Misture bem e acrescente a mistura de molho de soja. Deixe engrossar o molho e adicione castanha ou amendoim e cebolinha picada. Sirva imediatamente.

quarta-feira, 27 de março de 2013

O creme de leite sem segredo

Dica originalmente postada na minha página do Facebook sobre Strogonoff, vale apena ser colocada aqui, pois além de ser útil para fazer Strogonoff serve para outros pratos que levam esse ingrediente. Segue a baixo:


O creme de leite pode ser considerado o ingrediente mais delicado de todas as receitas de Strogonoff. Com a manipulação tida como complicada por muitos, ele pode fazer a diferença entre o prato perfeito e o desastre culinário.
Para se misturar o creme de leite à receita, deve-se sempre tomar certos cuidados:

- Preferir sempre o de lata, pois é possível remover o soro, deixando o Strogonoff mais cremoso. Nas caixas, isso é praticamente impossível.

- Mexer bem sempre que adicionar o creme, para mistura-lo o mais rápido possível.

- Nunca deixar levantar fervura depois de colocar o creme de leite, pois ele irá talhar.

Mas e se você quiser engrossar um pouco mais o caldo e não tem creme de leite, uma dica é dissolver uma colher de sopa de farinha de trigo em meio copo de leite e juntar à receita, mexendo sempre. Isso ajuda a engrossar e você pode ir colocando aos poucos para ajustar a cremosidade.

E se mesmo com todos esses cuidados a sua receita talhar (com aquela aparência de várias bolinhas brancas no molho), tem ainda uma salvação, um pouco trabalhosa, mas que dá certo: com uma peneira, vá coando o molho para outro recipiente, separando a carne, champignon, todas as partes sólidas, do molho. Leve o molho ao liquidificador e bata até ficar uniforme. Junte na panela novamente as partes sólidas e o molho e seu Strogonoff estará perfeito.

terça-feira, 26 de março de 2013

O melhor Onion Rings do mundo!

Não sei quanto a vocês, mas eu amo Onion Rings. E na boa, do Burger King é legal, mas não é o melhor nem de longe. Se você é como eu que adora Onion Rings, testem essa receita em casa que vocês não vão se arrepender, juro!

Já vi muitas pela internet e, no meu gosto pessoal, não chegam aos pés dessa que vou ensinar agora. Antes que me perguntem, Panko é uma farinha granulosa para empanados, muito usada no Japão e pode ser encontrada facilmente em casas de produtos orientais. Vamos lá!


Ingredientes:

- 2 cebolas grandes cortadas em rodelas ligeiramente grossas
- 1 xícara de farinha de trigo
- 2 colheres sopa de maisena
- 1/2 colher sobremesa de fermento em pó
- sal a gosto
- Páprica Picante e Doce a gosto
- 1/2 copo de água gelada
- 3 xícaras de Panko
- Óleo para fritar


Preparo:

Misture a Farinha de trigo, maisena, fermento, sal e as pápricas em uma vasilha e vá adicionando água gelada aos poucos, até formar uma massa cremosa. Passe as cebolas nessa massa e depois em uma outra vasilha com Panko. Aqueça o óleo bem quente, mas mantenha em fogo médio-baixo durante a fritura. Frite as cebolas e sirva. Quanto antes servir, melhor, pois aproveita mais a crocância.

Obs.: Retirando a Páprica e o Panko, essa massa serve para fazer Frango Agridoce e Tempura. Para vocês terem uma ideia, olhem como ficam as mesmas cebolas feitas sem o Panko, parecem aquelas que servem em churrascaria:


Essas cebolas não são boas só como lanches, servem também de acompanhamento em pratos completos como esse frango ao molho barbecue que fiz outro dia.



Mas essa receita fica para outra ocasião.

Até a próxima e continuem cozinhando!

segunda-feira, 25 de março de 2013

Panquecas Americanas



Como primeira receita do blog, nada melhor que uma rápida e deliciosa panqueca para o café da manhã não é?  Depois me digam nos comentários se não é ótima, testem!


Ingredientes:

- 3/4 xícara (chá) de leite
- 2 colheres(chá) de fermento em pó
- 1 ovo
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 1/2 colher (chá) de sal
- 1 colher (chá) de óleo

Preparo:

Coloque tudo no liquidificador, menos a farinha e o fermento, e bata. Vá colocando a farinha aos poucos e batendo. Na ultima colocada de farinha, coloque junto o fermento e bata pela ultima vez. Asse as panquecas em uma frigideira antiaderente, em fogo baixo pra médio, colocando pequenas bolas e espalhando na frigideira com movimentos circulares usando uma colher. Usando uma espátula, vire a panqueca depois de cerca de um minuto e meio para assar o outro lado. Sirva ainda quente com mel e manteiga.

Aproveite enquanto estiver quente, porque a manteiga derrete e fica uma delícia.

Até a próxima e continuem cozinhando!

sexta-feira, 22 de março de 2013

Dando início aos trabalhos.

Este é o primeiro de muitos posts deste blog. Espero que os leitores gostem do que for postado aqui, da mesma maneira com que eu amo cozinhar.

Como é um post inicial e não tenho muito pra dizer, vou ficando por aqui. Até a próxima!