Dica originalmente postada na minha página do Facebook sobre Strogonoff, vale apena ser colocada aqui, pois além de ser útil para fazer Strogonoff serve para outros pratos que levam esse ingrediente. Segue a baixo:
O creme de leite pode ser considerado o ingrediente mais delicado de todas as receitas de Strogonoff. Com a manipulação tida como complicada por muitos, ele pode fazer a diferença entre o prato perfeito e o desastre culinário.
Para se misturar o creme de leite à receita, deve-se sempre tomar certos cuidados:
- Preferir sempre o de lata, pois é possível remover o soro, deixando o Strogonoff mais cremoso. Nas caixas, isso é praticamente impossível.
- Mexer bem sempre que adicionar o creme, para mistura-lo o mais rápido possível.
- Nunca deixar levantar fervura depois de colocar o creme de leite, pois ele irá talhar.
Mas e se você quiser engrossar um pouco mais o caldo e não tem creme de leite, uma dica é dissolver uma colher de sopa de farinha de trigo em meio copo de leite e juntar à receita, mexendo sempre. Isso ajuda a engrossar e você pode ir colocando aos poucos para ajustar a cremosidade.
E se mesmo com todos esses cuidados a sua receita talhar (com aquela aparência de várias bolinhas brancas no molho), tem ainda uma salvação, um pouco trabalhosa, mas que dá certo: com uma peneira, vá coando o molho para outro recipiente, separando a carne, champignon, todas as partes sólidas, do molho. Leve o molho ao liquidificador e bata até ficar uniforme. Junte na panela novamente as partes sólidas e o molho e seu Strogonoff estará perfeito.
0 comentários:
Postar um comentário