terça-feira, 4 de junho de 2013

Três técnicas para desfiar Frango em segundos.

Frango desfiado é um ingrediente presente em várias receitas, mas desfiar nunca foi uma coisa muito fácil. Hoje vou falar de três técnicas para desfiar frango em segundos e sem dificuldade.



Todas começam com o mesmo principio: Coloque filé de frango inteiro na panela de pressão com água suficiente para cobri-los. Coloque sal e temperos que preferir e cozinhe na pressão por 20 a 30 minutos, o suficiente para ficar bem cozido. Escorra o frango para tira-lo da água.

A partir desse ponto, as técnicas se diferenciam:

Técnica 1 - Batedeira : Coloque o frango em uma vasilha de batedeira, e bata na batedeira até desfiar. A batedeira precisa ser dessas comuns, com duas hastes.

Técnica 2 - Panela de Pressão: Após escorrido, volte o frango para a panela de pressão, tampe e sacuda em todas as direções vigorosamente. A ideia é fazer o frango chocar-se com as paredes da panela, desfiando por completo.

Técnica 3 - Mãos: Essa é a que uso. Espere esfriar um pouco o frango, de forma que você possa manuseá-lo sem se queimar. Aperte o frango com as mãos como se quisesse esmigalha-lo completamente. Conforme você faz esse movimento, o frango vai se desfiando. Quanto mais rápido você for, mais rápido ele se desfia. Hoje desfio 1 kg de frango em menos de 10 segundos, e no final, basta lavar as mãos.

Teste todas as técnicas que lhe agradam e veja qual você prefere. Sofrer pra desfiar frango, nunca mais!


quinta-feira, 23 de maio de 2013

Tabule de Frutas


Ingredientes:

- 45 g de trigo para kibe
- 200 g de Manga picada em cubos
- 200 g de Melão picado em cubos
- 3 colheres (sopa) de suco de limão
- 2 colheres (sopa) de azeite
- sal a gosto
- hortelã picado

Preparo:

Deixe o trigo de molho por 2 horas. Lave bem o trigo em água corrente, escorra e esprema nas mão para retirar o excesso de umidade. Junte os outros ingredientes e deixe tampado na geladeira até gelar. Sirva.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Filé à Parmegiana



Ingredientes:

- 400g de peito de frango em bifes
- quanto baste de sal
- quanto baste de pimenta-do-reino branca
- 1 dente(s) de alho picado
- 2 unidades de ovo para empanar
- 4 colheres  (sopa) de água
- 1 colher  (sopa) de queijo ralado
- quanto baste de farinha de trigo
- quanto baste de farinha de rosca
- quanto baste de óleo de soja

Molho:

- 4 unidades de tomate batido
- 1 caixinha de polpa de tomate
- 1 unidade de cebola ralada
- 1 dente(s) de alho amassado
- 4 colheres  (sopa) de azeite para refogar
- quanto baste de manjericão
- quanto baste de salsão
- 1 colher (chá) de açúcar
- quanto baste de sal
- quanto baste de queijo ralado
- 100g de mussarela em fatias
- 100g de ervilhas congeladas

Preparo:

Coloque cada filé entre duas folhas de filme plástico. Achate levemente os filés com um batedor de carne. Isso deve ser feito com muito cuidado para evitar que se rompam as fibras da carne. Tempere, empane e frite os bifes como Bife à Milanesa. Molho: Coloque o azeite numa panela ou frigideira funda. Junte a cebola ralada e o alho e refogue. Junte o tomate batido, o purê de tomates e os temperos verdes. Acrescente uma xícara de água e deixe cozinhar, em fogo baixo, por cerca de 40 minutos, acrescentando mais água, se for necessário. O molho deve ficar grosso. Se quiser pode processar o molho. Coloque as ervilhas e mexa até que descongelem. Coloque numa assadeira um pouco do molho, distribua os filés já fritos à milanesa, cubra com o restante do molho, distribua as fatias de mussarela e salpique bastante queijo ralado. Leve ao forno por cerca de 15 a 20 minutos, até que o queijo tenha derretido. Sirva com arroz branco e batata palha.

Obs.: Você pode optar por outra carne como Lombo, Contra Filé, Tilápia, etc.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Panqueca de Frango


Ingredientes:

- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 xícara de água
- 1 ovo
- 1/2 quilo de peito de frango desfiado
- 2 xícaras de leite
- 1 colher (sopa) de amido de milho diluído em água
- 1/2 cebola picada em cubos pequenos ou ralada
- 400 ml de molho de tomate
- óleo
- sal e nós moscada ralada a gosto
- queijo ralado a gosto

Preparo:

No liquidificador, bata a água, o ovo, uma pitada de sal e metade da farinha. Vá colocando o restante da farinha aos poucos, batendo sempre até que forme uma massa um pouco líquida. Aqueça uma frigideira com pouco óleo. Coloque uma porção de massa no centro e vá espalhando com movimentos circulares. Quando a massa começar a soltar as laterais, vire a panqueca cuidadosamente com a ajuda de uma espatula. Deixe fritar por mais um minuto e reserve. Repita o procedimento até acabar toda a massa. Em uma panela coloque uma colher de sopa de óleo e aqueça. Refogue a cebola nesse óleo e acrescente o frango. Depois de refogar o frango, adicione o leite, a nós moscada e o sal. Quando começar a levantar fervura, adicione o amido de milho e mexa bem até engrossar. Reserve. Pegue um disco de panqueca, coloque duas colher de sopa de recheio espalhado em uma das pontas e enrole desta ponta até a outra, formando a panqueca. Repita o processo com as demais, coloque-as em um pirex, cubra com molho de tomate e queijo ralado e leve ao forno pré-aquecido em 220ºC para gratinar por 5 minutos.

domingo, 5 de maio de 2013

Banana Caramelada



Ingredientes:

Para a massa:

- 2 bananas nanicas grandes
- 2 xícaras (chá) de água fria
- 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
- 2 xícaras (chá) de maisena
- 3 colheres (sopa) fermento em pó
- 1 l de óleo
- 1 colher (café) de sal
- Papel toalha, o quanto baste

Para o caramelo:

- 3 xícaras (chá) de açúcar
- 1 1/2 xícara (chá) de água
- Gergelim a gosto


Preparo:

Descasque as bananas e corte cada uma em três pedaços. Coloque o óleo numa panela funda. Leve ao fogo médio para esquentar. Enquanto o óleo esquenta, misture, numa tigela, a farinha de trigo, a maisena, o sal e o fermento. Aos poucos, coloque a água, misturando com uma colher de pau, vigorosamente para não empelotar. Mergulhe cada pedaço de banana na massa, deixando os completamente envolvidos. O óleo já deve estar bem quente. Coloque dois pedaços de banana por vez para fritar. Com a ajuda de uma escumadeira, vire os pedaços até que fiquem dourados. Retire e coloque sobre um prato com papel toalha para tirar o excesso de óleo. Frite todos os pedaços de banana e reserve. Coloque a água e o açúcar numa panela. Leve ao fogo e misture até o açúcar dissolver. Pare de mexer quando ferver, conte aproximadamente 10 minutos, ou até ficar marrom (caramelizar). Retire do fogo. Rapidamente, coloque cada pedaço de banana empanada dentro do caramelo, e com a ajuda de um garfo, envolva os com esta calda. Retire os da calda delicadamente e coloque imediatamente uma assadeira antiaderente, deixando um espaço entre eles. Salpique gergelim por cima. Sirva imediatamente.

sábado, 4 de maio de 2013

Arroz Chop Suey


Ingredientes:

- 4 xícaras (chá) de arroz cozido (solto)
- 150g de presunto em cubos miúdos (opcional)
- 1 xícara (chá) de ervilhas cozidas
- 1 xícara (chá) de cenouras em cubinhos
- 1 xícara (chá) de milho cozido (opcional)
- 1 xícara (chá) de vagem picada e cozida (opcional)
- 1/2 xícara (chá) de cebolinha verde
- 3 ovos
- 1 colher (chá) de glutamato monossódico (realçador de sabor)
- Óleo
- Sal

Preparo:

Frite o presunto no óleo. Junte a cenoura, milho, vagens e as ervilhas. Misture para fritar rápido. Em outra frigideira, esquente um pouco de óleo. Bata ligeiramente os ovos com glutamato monossódico. Frite e depois corte em tirinhas. Junte tudo ao arroz, coloque sal se necessário e a cebolinha verde picadinha. Mexa para misturar bem. Sirva.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Carne desfiada com Cebola e Pimentão



Ingredientes:

- 1 quilo de carne para bife (filé mignon, patinho ou maminha)
- 1 xícara de óleo
- 900g de cebola
- 4 pimentões
- 2 xícaras (chá) de molho de soja
- 4 colheres (chá) de açúcar
- 1/2 xícara (chá) de água
- 1 colher (sopa) de amido de milho

Preparo:

Corte a carne em tiras bem finas, aqueça o óleo numa panela, coloque a carne e deixe selar. Acrescente o açúcar e 1 xícara de molho de soja tampe e deixe cozinhar por 15 minutos. Corte as cebolas em pétalas finas e os pimentões em tiras, acrescente na carne com a outra xícara de molho de soja e cozinhe por mais 5 minutos. Por último, dissolva o amido na água e acrescente na carne e mexa.

sábado, 20 de abril de 2013

Risoto

Para preparar qualquer Risoto, precisamos básicamente de 5 ingredientes: Arroz Arbóreo (ou outro próprio para Risoto), Vinho Branco, Caldo Quente, Manteiga e Queijo Parmesão ralado. Com isso já se faz o Risoto básico. O incremento, que pode ir desde um simples açafrão ao Funghi Secchi, fica ao gosto do freguês, geralmente tenta-se misturar uma leguminosa com uma proteína  para que seja um prato único, sem acompanhamentos. Se for usar o Risoto como acompanhamento, é aconselhável não inserir nenhuma proteína. Vou dar aqui um passo a passo de como preparar qualquer Risoto.

Risoto de Camarão e Champignon
 Ingredientes:


- 3 xícaras (chá) de arroz arbóreo (não lave o arroz)
- 7 xícaras (chá) de caldo (legumes, frango ou de sua preferência)
- 1 unidade de cebola
- 2 dentes de alho
- quanto baste de azeite
- 1 copo de vinho branco
- quanto baste de queijo parmesão ralado
- 1 colher (sopa) de manteiga

Risoto de Funghi Secchi e Alho Negro
Preparo:

Em uma panela, doure a cebola e o alho. Acrescente o arbóreo no alho e na cebola dourados e mexa muito bem. Adicione o vinho branco e mexa aos poucos. Quando secar, vá acrescentando o caldo fervente aos poucos, repondo sempre que secar. Quando o arroz estiver no ponto é o momento mais apropriado para colocar seus outros ingredientes como camarão, bacalhau, legumes. Lembrando que estes já devem estar cozidos e temperados ao seu gosto antecipadamente. Adicione então o que desejar ao arroz. Deixe o arroz ficar meio molhado, adicione a manteiga e o parmesão e mexa até incorporar. Está pronto para servir.

Risoto de Bacalhau e Ervilhas

Agora é a sua vez. Pense em uma boa combinação e capriche no seu Risoto.

Até a próxima e continuem cozinhando!



sexta-feira, 19 de abril de 2013

Bulgogi (Churrasco Coreano)



Ingredientes:

- 3 colheres (sopa) de molho de soja
- 1 colher (sopa) de óleo de gergelim
- 1 colher (sopa) de sementes de gergelim
- 1 dente de alho picado
- 1 colher (chá) de açúcar
- 1/2 colher (chá) de sal
- 1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino em pó
- 1/4 de colher (chá) de glutamato monossódico (opcional)
- 500 g de bife de contrafilé cortado em fatias finas
- 1 cenoura cortada à juliana (em tirinhas)
- 1 cebolinha picada
- 1/2 cebola picada

Preparo:

Em um saco plástico grande, tipo zip, junte o molho de soja com o óleo e as sementes de gergelim, o alho, o açúcar, o sal, a pimenta-do-reino e o glutamato monossódico (se estiver usando). Coloque a carne, as cenouras e as cebolas no saco. Feche-o bem e sacuda-o de modo a cobrir os legumes e a carne com o molho. Leve-o à geladeira por 2 horas e meia, no mínimo. Prefiro deixá-lo marinar por uma noite. Preaqueça uma churrasqueira em fogo alto. Retire a carne e os legumes da marinada. Coloque-os em uma folha grande de papel-alumínio e feche bem as bordas. Jogue a marinada fora. Coloque a folha de papel-alumínio (com a carne e os legumes) na grelha. Asse por 15 a 20 minutos, ou até chegar ao ponto desejado.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Frango ao Creme Especial




Ingredientes:

- 1 kg de filé de peito de frango em cubos
- 1 cebola cortada em cubinhos pequenos
- 2 colheres de café de gengibre em pó
- 3 colheres de café de açafrão em pó
- 2 1/2 colheres de sopa de molho de ostra (vendido em casas de produtos orientais)
- 2 colheres de sobremesa de mostarda amarela
- 1 colher de café de nós moscada em pó ou ralada na hora
- 1/2 litro de leite
- 2 colheres de sopa de amido de milho dissolvido em 1/2 copo de água
- suco de um limão
- sal a gosto
- 2 colheres de sopa de óleo

Preparo:

Tempere o frango com sal e limão. Aqueça em uma panela o óleo e doure o frango. Se soltar água, deixe reduzir até secar, não despreze a água pois nela está todo o sabor do frango. Acrescente a cebola e deixe suar por 1 minuto, mexendo com cuidado. Acrescente o açafrão e o gengibre em pó e mexa até incorporar. 
Acrescente o molho de ostra e mostarda e mexa cuidadosamente. Começara a formar uma pequena borra no fundo da panela que se solta facilmente. Acrescente o leite e a nós moscada e verifique o sal, acrescentando se achar necessário. Deixe aquecer, mexendo algumas vezes, até levantar fervura. Coloque então o amido de milho dissolvido e mexa sem parar. Se ficar muito grosso, adicione leite lentamente até conseguir uma textura de creme.

Sirva quente com arroz branco ou a grega, batata palha e salada de pepino japonês.

Harmoniza bem com vinho branco suave.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Frango Tandoori (Churrasco Indiano)



Ingredientes:

- 1,25 kg de frango desossado, cortado em pedaços
- 3 colheres (sopa) de suco de limão natural
- 1 colher (sopa) de sal
- 2 xícaras de iogurte natural, divididas
- 3 colheres (sopa) de cominho em pó
- 2 colheres (sopa) de semente de coentro em pó
- 1 punhado de coentro fresco picado
- 2 colheres (chá) de páprica
- 1 / 2 colher (chá) de cúrcuma em pó (açafrão-da-terra)
- 1 colher (sopa) de sal
- 1 colher (chá) de pimenta-do-reino moída na hora
- 6 dentes de alho, amassados

Preparo:

Faça pequenos cortes na carne do frango para que absorva mais o tempero. Misture o suco de limão com o sal e passe no frango. Coloque o frango em uma travessa rasa. Num processador de alimentos, junte metade do iogurte, o cominho, o coentro fresco, as sementes de coentro em pó, a páprica, a cúrcuma, o sal, a pimenta e o alho. Processe, até obter um molho. Transfira para uma vasilha e adicione o iogurte restante. Jogue este molho sobre o frango e deixe-o marinando na geladeira por no mínimo 8 horas ou durante à noite. Preaqueça a grelha ou churrasqueira em temperatura média. Retire o frango da marinada e jogue fora o molho. Deixe o frango na grelha por 30 a 45 minutos, virando-o com frequência para que não queime de um lado só. Os pedaços menores vão ficar prontos primeiro.

terça-feira, 16 de abril de 2013

Cookies

Esses sem dúvida são os melhores Cookies que já comi. É perfeito para um lanche antes de dormir ou no meio da tarde.




Ingredientes:

- 1 xícara de manteiga
- 1 xícara de açúcar normal
- 1/2 xícara de açúcar mascavo
- 2 ovos
- 1 colher de sopa de baunilha
- 3 xícaras de farinha de trigo peneirada
- 2 xícaras de gotas de chocolate 
- 2 colheres de chá de fermento químico (pó royal)

Preparo:

Misture todos os ingredientes em uma tigela, menos o fermento, a farinha e as gotas de chocolate. Adicione misturando em cada adição, as xícaras de farinha. Na ultima, adicione o fermento também. Quando tudo estiver misturado, adicione as gotas e mexa. Deixe descansar por 10 minutos. Faça bolinhas pequenas e ponha na assadeira bem separadas uma da outras. Leve ao forno em fogo médio de 10 a 18 minutos ou até as bordas ficarem coradas.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Biryani




Ingredientes:

- 500 g de arroz basmati
- 1 kg de peito de frango em cubos grandes
- 2 cebolas grandes cortadas bem fino
- 4 pauzinhos de canela
- 3 cardamomos
- 6 cravos
- 2 folhas de louro
- 1 colher (chá) de pimenta-do-reino em grão
- 1 colher (chá) de cominho
- 2 colheres (sopa) de pimenta calabresa moída
- 1 colher (chá) de cúrcuma
- 1 colher (chá) de gengibre em pasta
- 1 colher (chá) de alho amassado
- 1 1/2 xícara de iogurte

Para a montagem:

- 2 pitadas de açafrão diluído em água morna
- 5 colheres (sopa) de manteiga

Para o arroz:

- 20 Folhas de hortelã picadas
- 1 cardamomo
- 2 pauzinho de canela
- 3 cravos
- Sal à gosto


Preparo:

Misture todos os ingredientes, menos o arroz, em um recipiente com tampa. Deixe marinar por no mínimo 12 horas. Lave o arroz e coloque de molho em água por 1/2 hora. Ferva 5 litros de água, adicione os ingredientes para o arroz e então o arroz, que será cozido por apenas 5 minutos e escorrido (como se fosse macarrão). Reserve. Em uma panela, coloque o frango marinado justamente com os temperos. Coloque o arroz pré-cozido por cima. Em seguida adicione as 5 colheres de manteiga (apenas coloque por cima) e despeje o açafrão diluído em água lentamente, atingindo vários pontos do arroz. Tampe. Cozinhe em fogo alto por 3 minutos. Coloque o fogo no mínimo e deixe cozinhar por mais 25 minutos. Desligue o fogo e deixe descansar por 10 minutos. Esta receita pode também ser feita com o frango em pedaços (mesmo com osso) ou carne de carneiro em cubos. Você pode incluir uva passa também se desejar.

sábado, 13 de abril de 2013

Mousse de Chocolate (sem ovo cru)

Ovos crus são sempre um perigo. O risco de contaminação com salmonela não deve ser ignorado por ninguém. Apesar disso, ainda existe gente que usa ovos crus, principalmente na preparação de doces. E eu sei, muitas vezes isso acontece por falta de opção, pois não se acham receitas com ovos cozidos. Mas hoje vou ensinar como fazer o tradicional Mousse de Chocolate com Clara em neve cozida.

Antes da receita, uma orientação sobre ovos. Para evitar a contaminação por salmonela, deve-se lavar os ovos no momento do uso, nunca com antecedência pois a água pode ajudar a salmonela entrar nos ovos, quebra-los em um recipiente como um copo por exemplo, para ver se ele não está podre ou coisa do tipo, e só depois coloca-lo nas preparações. Com esses cuidados, evita-se grande parte dos problemas com ovos.

Agora a tão aguardada receita:


 Ingredientes:

- 3 claras
- 1/2 xícara (chá) de açúcar
- 1 caixinha de creme de leite
- 250g de chocolate picado

Preparo:

Em uma panela, misture as claras e o açúcar e leve ao fogo baixo por uns 3 minutos, mexendo sempre para tentar evitar que forme grânulos. Retire do fogo, coe para tirar os grânulos que possam ter se formado e bata na batedeira por 5 minutos até ficar com o dobro do volume. Reserve. Em outra panela, aqueça o creme de leite e o chocolate picado até começar a ferver. Desligue o fogo e continue mexendo até formar um creme de chocolate uniforme. Acrescente as claras e mexa com cuidado para as claras não perderem o ar. Leve à geladeira por pelo menos 4 horas.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Arroz à Cubana


Ótima receita para aqueles dias que você não tem praticamente nada em casa.


Ingredientes:

- 1 copo de arroz (ou mais se desejar)
- 2 copos de água
- Alho
- Sal
- 2 colheres (sobremesa) de óleo
- Molho de tomate pronto ou feito em casa
- Cebolinha
- Cheiro verde
- Ovos fritos (1 por pessoa)
- Banana frita (opcional)

Preparo:

Preparar o arroz com os 5 primeiros ingredientes, colocar o óleo em uma panela, o alho fritar, acrescentar o arroz o sal e a água, no fogo baixo. Depois de pronto colocar a cebolinha, cheiro verde. Fritar os ovos como desejar, com sal e pimenta. Fritar banana. Preparar um molho de tomate ou comprar pronto. Montagem: O arroz, o molho em cima do arroz, colocar o ovo ao lado ou em cima do molho de tomate e as bananas fritas.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Bibimbap


Este prato, além de ser lindo aos olhos, é fácil de fazer. Abaixo colocarei todos os ingredientes típicos  mas você deve escolher apenas 4 ou 5.


Ingredientes:

- 1 1/2 xícara de água
- 3/4 xícara de arroz cateto
- 2 colheres (sopa) de óleo de gergelim
- 1 colher (chá) de goshu jan ou molho de pimenta vermelha
- 1 colher (chá) de semente de gergelim torrada
- 1 ovo frito com a gema firme
- 1 ramo de cebolinha verde picada
- 2 xícaras de folhas de espinafre picadas, fervidas e escorridas
- 1 xícara de nabo ligeiramente cozido em tirinhas
- 1/2 xícara de broto de feijão cozido
- 1 colher (chá) de óleo
- 100 g de contrafilé em tiras finas e frito
- 4 folhas de alface lisa cortada em tiras
- 1 abobrinha cozida e cortada em rodelas
- 1 cebola média cortada em rodelas
- 1 cenoura ralada
- 1 pepino japonês cortado em pedaços
- 1 pimenta verde sem sementes cortada em fatias finas
- 1 dente de alho picado

Preparo:

Coloque o arroz e a água em uma panela média. Cozinhe com a panela destapada por 25 minutos. Quando quase toda a água evaporar, abaixe o fogo e tape a panela para finalizar o cozimento até o arroz ficar macio. Retire do fogo e deixe descansar por cinco minutos. Coloque o arroz numa travessa funda e larga. Escolha pelo menos quatro dos vegetais e carne e arrume-os sobre o arroz. Coloque a pasta de pimenta em um dos cantos da travessa, coloque o ovo por cima de tudo e salpique com gergelim. Sirva e na hora de comer, misture tudo.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Yakisoba



Ingredientes:

- 100g de filé mignon
- 125g de macarrão para yakisoba
- 35g de cenoura
- 35g de vagem
- 35g de couve-flor
- 35g de brócolis
- 50g de repolho
- 50g de acelga
- 2 xícaras (chá) de caldo de frango
- 1/3 xícara (chá) de shoyu
- 2 colheres  (sopa) de amido de milho diluído
- 1 colher (chá) de óleo de gergelim torrado
- 1/2 colher (chá) de glutamato monossódico
- quanto baste de pimenta-do-reino branca
- quanto baste de sal
- quanto baste de óleo de soja

Preparo:

Tempere o filé com um pouco de pimenta-do-reino, glutamato monossódico e sal e corte os legumes. Cozinhe o macarrão de acordo com o tempo indicado na embalagem. Depois de pronto, frite-o por dois minutos em um pouco de óleo, escorra e reserve. Para o molho, refogue o filé mignon cortado em lâminas rapidamente e reserve. Refogue os legumes em um pouco de óleo, colocando os mais duros primeiro. Acrescente o caldo e cozinhe por alguns instantes. Retorne o filé mignon reservado, acrescente o shoyu, corrija o sal, o glutamato e a pimenta-do-reino. Acrescente o amido de milho e, quando engrossar, desligue o fogo. Tempere com o óleo de gergelim torrado, coloque o molho sobre o macarrão e sirva.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Karê (Curry Japonês)

Karê pode ser considerado o Strogonoff dos Japoneses. O mesmo amor que temos por esse prato,  eles tem pelo Karê. Como já disse anteriormente, eu amo Curries de todos os tipos. Por tanto não poderia deixar de colocar esse aqui.

A receita tem muitas variações, trocando a carne e os vegetais, a forma de se preparar o molho, entre outras. Há até quem use chocolate em pó na preparação ou mesmo caldos prontos em tablete. A minha receita, que costuma ser com frango, tem a vantagem de usar ingredientes facilmente encontrados.

Ingredientes:

- 500g de Peito de Frango em cubos médios
- 2 unidades de cebola em pétalas
- 2 unidades de cenoura em pedaços médios
- 1 unidade de batata em pedaços pequenos
- 2 colheres (sopa) de curry em pó
- 2 colheres (sopa) de amido de milho diluído
- quanto baste de caldo de frango para cobrir
- quanto baste de sal e Shoyu
- quanto baste de óleo de canola para refogar

Preparo:

Sele os cubos de frango em uma panela, em óleo quente, até ficar bem dourado. Reserve. Na mesma panela, acrescente as cebolas e refogue até ficar bem douradas também. Se necessário, acrescente mais óleo. Volte o frango para a panela, acrescente parte do caldo, um pouco de sal e cozinhe por 10 minutos. Acrescente as batatas e as cenouras e deixe cozinhar. Adicione mais caldo se necessário, o curry e o shoyu. Quando as batatas começarem a amolecer, engrosse com o amido diluído em água e corrija o sal.


segunda-feira, 8 de abril de 2013

Creme de Papaia com Flocos de Chocolate

O mesmo Creme de Papaia que é servido em churrascarias por ai a fora. Agora você pode fazer em casa.



Ingredientes:

- 1 mamão papaia descascado e sem sementes
- 4 colheres (sopa) de sorvete de Flocos
- 1 xícara de leite

Preparo:

Bata em um liquidificador o mamão e o leite até ficar homogêneo. Coloque o sorvete e bata novamente até formar o creme. Sirva em potinhos imediatamente.

Se você quiser fazer exatamente a receita de churrascaria, basta trocar o sorvete de flocos pelo sorvete de creme e servir com licor de cassis por cima. Fica IDÊNTICO.

Façam! E continuem cozinhando!

domingo, 7 de abril de 2013

Batatas "Fritas" de Forno



Depois que descobri isso, nunca mais fiz batata frita em óleo como de costume. Além de ficar inacreditavelmente igual a batata frita comum, tem algumas vantagens:

- Teor de gordura reduzido (não vai no óleo)
- Permanece crocante por fora e macia por dentro por mais tempo

Como vocês podem ver nas fotos, ficam perfeitas e servem de acompanhamento para tudo.



Você vai precisar de um saco de batatas congeladas, dessas prontas para fritar.

Preparo:

Coloque as batatas em uma forma de bolo, dessas metálicas (antiaderentes não servem bem), bem espalhadas, sem ficarem batatas sobrepostas. Coloque no forno pré-aquecido a 240° C por 40 minutos ou até ficarem bem douradas. Coloque sal agosto e sirva.

Experimentem e me digam se não é incrível!


sábado, 6 de abril de 2013

Crepe de Chocolate Crocante

Essa crepe é muito fácil de fazer e agrada bastante aquela vontade de comer um doce. O recheio pode variar, mas via de regra precisa ser algo pastoso para ficar melhor.


Ingredientes:

- 1 unidade de pão folha
- 2 colheres (sopa) de creme crocante Ovomaltine
- calda de chocolate a gosto

Preparo:

Passe o creme crocante em metade do pão folha. Dobre ao meio e depois novamente ao meio, formando um quase triângulo. Leve a uma frigideira antiaderente e doure levemente de cada lado. Coloque em um prato e espalhe calda de chocolate em movimentos de zig-zag por cima da crepe. Sirva acompanhado de uma bola de sorvete, de preferência flocos.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Frango Bavária com Purê de Maçã



Ingredientes:

- 500g de filé de peito de Frango
- sal e limão a gosto
- 1 lata de cerveja comum
- 2 xícaras de arroz lavado
- 8 maçãs
- 1 pau de canela
- 4 cravos
- 1 colher (sopa) de manteiga
- açúcar a gosto

Preparo:

Picar o peito de frango em cubos, temperar com sal e limão. Coloque pra marinar na cerveja por pelo menos 12 horas. Retire o frango do caldo e dore em óleo quente, de poucas quantidades de cada vez pra não formar água. Use o caldo da marinada para preparar um arroz comum.
Para o purê descasque e retire o miolo das 8 maçãs, coloque pra cozinhar em uma panela com água e suco de meio limão. Quando estiver levantando fervura coloque os cravos da Índia e um pau de canela. Ferva até a maçã ficar bem mole. Retire a canela e os cravos, coloque no liquidificador todas as maçãs e um pouco da água do cozimento. Adicione uma boa colher de manteiga, um pouco de sal e quantidade semelhante de açúcar. Bata tudo isso e volte para o fogo para apurar, mexendo sem parar até ficar na consistência desejada. Se ficar muito firme adicione água aos poucos.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Guacamole

E mais uma receita boa para aperitivos hoje.


Ingredientes:


- 1 abacate BEM MADURO (detalhe muito importante!)
- 2 dentes de alho amassados
- 2 tomates picados, sem pele e sem sementes
- 1/2 cebola picada
- quanto baste de coentro picado
- quanto baste de cebolinha verde picada
- quanto baste de pimenta malagueta
- 4 colheres (sopa) de suco de limão
- quanto baste de sal

Preparo:

Amasse o abacate, misture os demais ingredientes. Sirva com salgadinhos de pacote ou torradinhas. Se desejar pode adicionar um pouco de azeite para dar sabor. É ótimo para servir naquele "boteco em casa", além de ser muito rápido de ser preparado.

Homus




Ingredientes:

- 250g de grão-de-bico
- suco de um limão
- 1 colher  (sobremesa) de sal
- 1 cebola cortada em quatro
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 3 colheres  (sopa) de tahine

Preparo:

Deixe o grão de bico de molho de um dia para outro. Depois, cozinhe-o deixando cerca de 15 minutos em água fervente. Escorra a água, reservando uma xícara desta água. Esfregue os grãos, uns contra os outros, removendo o máximo possível das cascas. Use um multiprocessador (módulo de lâmina dupla) e bata os grãos, o limão, a cebola, o azeite e parte da água do cozimento. Se ficar muito denso, acrescente mais água do cozimento ou água fria comum. Volte a processar até que a massa adquira a consistência de um purê (sem partículas sólidas). Acrescente o sal e o Tahine e processe novamente. Passe para o recipiente que vai servir (sirva frio) acrescente salsinha bem picada e sirva com pão Sírio.

Caso não tenha o Tahine, pode realizar a receita assim mesmo que fica muito boa.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Lombo Agridoce

Na verdade, eu gosto mais de fazer essa receita com peito de frango, ao invés de lombo. As quantidades são as mesmas, para quem quiser fazer a substituição também. Na foto, é frango, mas fica igual. Como A receita mais comum é com lombo, segue a mesma com o porquinho.




Ingredientes:

- 500 g de lombo de porco
- quanto baste de alho
- quanto baste de cebola
- quanto baste de sal
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- 2 colheres  (sopa) de amido de milho
- 1/2 colheres  (sopa) de fermento químico em pó
- quanto baste de óleo de soja
- 2 pimentões verdes e/ou vermelhos
- 2 fatias de abacaxi
- 1 cebola graúda
- 3/4 de xícara de açúcar
- 3 colheres (sopa) de shoyu
- 1/3 de xícara de vinagre
- 2/3 de xícara de água
- 2 colheres (sopa) de molho de tomate
- 1 colher (sopa) de suco de abacaxi concentrado
- 1 e 1/2 colheres (sopa) de amido de milho 

Preparo:

Corte o lombo em cubos, Tempere e reserve. Em uma tigela, coloque a farinha e a maisena, adicione aos poucos 1 xícara (chá) de água gelada, o fermento e passe os cubos de lombo.  Frite-os em óleo quente até ficarem bem dourados. Retire do fogo e coloque sobre papel absorvente. Reserve.  Corte o pimentão, a cebola e as fatias de abacaxi em cubos de 3 cm. Refogue o pimentão e a cebola rapidamente em um pouco de óleo sem deixar amolecer (cerca de 2 minutos). Reserve.  Em uma panela, coloque o açúcar, o vinagre, o shoyu e o suco de abacaxi. Leve ao fogo baixo até que o açúcar se dissolva. Acrescente o molho de tomate. Dissolva o amido de milho na água e acrescente deixando ferver por 1 minuto. Junte o abacaxi, o pimentão, a cebola e os pedaços de lombo ao molho agridoce e misture bem. Cozinhe em fogo baixo por 3 minutos. Se necessário adicione mais água se o molho ficar espesso demais.

terça-feira, 2 de abril de 2013

Tzatziki (Pasta de Pepino e Hortelã)


Essa é muito boa para servir de aperitivo!



Ingredientes:

- 2 pepinos graúdos
- Sal
- 1 colher (sopa) de suco de limão
- 2 dentes de alho
- 1/4 xícara de azeite de oliva
- 1 e 1/2 xícara de iogurte natural
- 10 folhas de hortelã

Preparo:

Coloque o iogurte em um pano limpo e coloque sobre uma peneira para eliminar o soro. Descasque os pepinos e pique-os finamente. Salpique os pepinos com sal e coloque sobre uma peneira para eliminar o líquido. Deixe repousar por 20 minutos. Pique os dentes de alho e o hortelã e misture ao iogurte e aos pepinos, adicione o suco de limão. Acerte o ponto de sal e adicione o azeite de oliva misturando bem. Sirva como antepasto ou como salada decorando com azeitonas verdes.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Frango à Cubana



Ingredientes:

- 600 g filé de sobre coxa de frango (sem pele e osso)
- Farinha de rosca (suficiente para empanar o frango)
- Óleo
- 3 ovos
- 2 bananas
- 2 tabletes de caldo de frango
- 1/2 cebola
- 1/2 xícara de azeite ou manteiga
- 2 colheres (sopa) de leite
- 1 colher de sopa de queijo ralado

Preparo:

Em uma panela, coloque o azeite ou a manteiga e doure a cebola. Coloque o frango e sobre ele os tabletes de caldo de frango esfarelado. Deixe cozinhar por uns 20 minutos, observando se está com um pouco de molho. Retire do fogo e quando esfriar, enxugue bem os pedaços das sobre coxas. Em um recipiente coloque os ovos, o leite, o queijo ralado e uma pitada de sal. Com um garfo misture esses ingredientes. Em outro recipiente coloque a farinha de rosca. Passe o frango na farinha de rosca, nos ovos e na farinha de rosca outra vez. Quando o óleo estiver bem quente, frite o frango de 1 em 1 pedaço ou, no máximo, de 2 em 2. Quando estiver frito ponha sobre papel toalha pra secar. As bananas se passam nos ovos e na farinha de rosca e coloca-se para fritar no mesmo óleo que foi feito o frango. Acompanha arroz à grega e batatas fritas.

Não coloquei o preparo do arroz e das batatas por julgar que ninguém teria dúvida neste quesito, mas quem estiver em dúvida sobre isso é só pedir nos comentários que explico.

Até a próxima e continuem cozinhando!

domingo, 31 de março de 2013

Strogonoff de Frango

Esse é sem dúvida meu prato preferido. Já fiz e refiz essa receita inúmeras vezes em casa. Você pode varia-la de várias maneiras, trocando o frango por carne de vaca, camarão, ou trocando o champignon por palmito. Fica ao seu gosto. Vamos à receita!


Ingredientes:


- 3 unidades de peito de frango desossado em cubos médios
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- 2 unidades de cebola picada
- quanto baste de sal
- quanto baste de pimenta-do-reino branca
- 1 lata de molho de tomate
- 3 colheres (sopa) de catchup
- 1 colher (sopa) de molho inglês
- 1 colher (sopa) de mostarda
- 1 xícaras (chá) de champignon em conserva
- 1 lata de creme de leite
- 4 xícaras (café) de conhaque

Preparo:

Leve ao fogo em uma panela a manteiga, as cebolas, deixe no fogo até murchar. Em seguida coloque os peitos de frango, deixe refogar até dourar. Junte o conhaque e flambe. Quando o fogo se apagar junte o champignon, a pimenta, o molho de tomate, o catchup, o molho inglês, a mostarda e o sal. Deixe ferver por 5 minutos em fogo médio. Após, coloque o creme de leite e desligue imediatamente, mexendo para encorporar. 
Sirva quente acompanhado de arroz branco e batata palha.

Essa não tem erro não é?

Até a próxima e continuem cozinhando!

sábado, 30 de março de 2013

Pontos da Carne

Esse é um tópico bem polêmico, pois nem todo mundo sabe definir corretamente esses pontos. Mas a imagem abaixo deixa isso bem claro.



Lembrando que a partir do ao ponto, já não se sai mais caldo da carne ao ser cortada.

O mais interessante é que grandes Chefs sabem dizer o ponto da carne apenas tocando-a. Para entender como eles fazem isso, criaram um método que se usa a mão. Vendo a imagem abaixo, dá pra entender melhor. Tocando a parte "gordinha" da mão, tem-se a sensação de macies, que vai mudando conforme aproximamos o dedo polegar do outros dedos. É a mesma sensação que você precisa sentir na carne.



Pronto, agora não tem mais desculpa pra errar o ponto do churrasco!


sexta-feira, 29 de março de 2013

Curry Verde Tailandes (Kaeng Kiao Waan Gai)

Vocês vão reparar que eu adoro Currys, principalmente os indianos. Mas os Tailandeses também são ótimos. Veja essa receita muito saborosa.




Ingredientes: 

- 1 raiz de coentro
- 1 pimenta vermelha
- 1 dente de alho
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 1 colher (sopa) de Curry Verde Thay
- 1 xícara de leite de coco
- 4 sobrecoxas de frango desossadas e sem pele 
- 1 jiló
- 2 colheres (sopa) molho de peixe
- 1 colher (sopa) açúcar
- 2 folhas de lima picadas
- 1 pimenta verde picada
- 10 folhas de manjericão verde

Preparo:
Macere a raiz de coentro, a pimenta vermelha e o alho em um pilão. Frite em fogo baixo com o óleo e o curry verde. Acrescente um fio de leite de coco e cozinhe um minuto. Acrescente o restante do leite de coco. Coloque o jiló e o frango, o molho de peixe e o açúcar, as folhas de lima e a pimenta verde. Cozinhe em fogo baixo por 3 minutos ou até engrossar um pouco. Jogue as folhas de manjericão e misture tudo. Sirva quente.

Obs.: O molho de peixe, Nam Pla, fede muito quando é colocado na panela, não se assustem. É encontrado em casas de produtos orientais. O Curry Verde pode ser feito em casa se você não encontrar pronto. Segue a receita:


Façam, e continuem cozinhando!

quinta-feira, 28 de março de 2013

Frango Xadrez

Essa é uma das receitas que eu tenho como queridas, pois faz parte da minha infância. É um daqueles pratos que você come quando criança e fica registrado para sempre na memória. Vamos a receita!


Ingredientes:


- 1 xícara (chá) de molho de soja
- 2 xícaras (chá) de água
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 2 colheres (sopa) de amido de milho
- 1/2 xícara (chá) de óleo de gergelim
- 1 kg de peito de frango cortado em cubos pequenos
- suco de 1 limão
- 1 colher (sopa) de gengibre ralado
- sal e pimenta vermelha picada a gosto
- 1 cebola grande picada em tiras
- 1 pimentão vermelho cortado em cubos
- 1 pimentão verde cortado em cubos
- 1 xícara (chá) de castanha ou amendoim salgado (sem pele e torrados)
- Cebolinha picada a gosto

Preparo:

Tempere o frango com o suco de limão, gengibre, sal e a pimenta. Em uma tigela, misture o molho de soja, a água, o açúcar e o amido de milho. Reserve. Em uma panela, em fogo médio, aqueça o óleo de gergelim e refogue o frango já temperado. Junte a cebola e os pimentões. Se quiser, nesse momento, também pode acrescentar broto de bambu cortado em cubos e ovo de codorna cozido. Misture bem e acrescente a mistura de molho de soja. Deixe engrossar o molho e adicione castanha ou amendoim e cebolinha picada. Sirva imediatamente.

quarta-feira, 27 de março de 2013

O creme de leite sem segredo

Dica originalmente postada na minha página do Facebook sobre Strogonoff, vale apena ser colocada aqui, pois além de ser útil para fazer Strogonoff serve para outros pratos que levam esse ingrediente. Segue a baixo:


O creme de leite pode ser considerado o ingrediente mais delicado de todas as receitas de Strogonoff. Com a manipulação tida como complicada por muitos, ele pode fazer a diferença entre o prato perfeito e o desastre culinário.
Para se misturar o creme de leite à receita, deve-se sempre tomar certos cuidados:

- Preferir sempre o de lata, pois é possível remover o soro, deixando o Strogonoff mais cremoso. Nas caixas, isso é praticamente impossível.

- Mexer bem sempre que adicionar o creme, para mistura-lo o mais rápido possível.

- Nunca deixar levantar fervura depois de colocar o creme de leite, pois ele irá talhar.

Mas e se você quiser engrossar um pouco mais o caldo e não tem creme de leite, uma dica é dissolver uma colher de sopa de farinha de trigo em meio copo de leite e juntar à receita, mexendo sempre. Isso ajuda a engrossar e você pode ir colocando aos poucos para ajustar a cremosidade.

E se mesmo com todos esses cuidados a sua receita talhar (com aquela aparência de várias bolinhas brancas no molho), tem ainda uma salvação, um pouco trabalhosa, mas que dá certo: com uma peneira, vá coando o molho para outro recipiente, separando a carne, champignon, todas as partes sólidas, do molho. Leve o molho ao liquidificador e bata até ficar uniforme. Junte na panela novamente as partes sólidas e o molho e seu Strogonoff estará perfeito.

terça-feira, 26 de março de 2013

O melhor Onion Rings do mundo!

Não sei quanto a vocês, mas eu amo Onion Rings. E na boa, do Burger King é legal, mas não é o melhor nem de longe. Se você é como eu que adora Onion Rings, testem essa receita em casa que vocês não vão se arrepender, juro!

Já vi muitas pela internet e, no meu gosto pessoal, não chegam aos pés dessa que vou ensinar agora. Antes que me perguntem, Panko é uma farinha granulosa para empanados, muito usada no Japão e pode ser encontrada facilmente em casas de produtos orientais. Vamos lá!


Ingredientes:

- 2 cebolas grandes cortadas em rodelas ligeiramente grossas
- 1 xícara de farinha de trigo
- 2 colheres sopa de maisena
- 1/2 colher sobremesa de fermento em pó
- sal a gosto
- Páprica Picante e Doce a gosto
- 1/2 copo de água gelada
- 3 xícaras de Panko
- Óleo para fritar


Preparo:

Misture a Farinha de trigo, maisena, fermento, sal e as pápricas em uma vasilha e vá adicionando água gelada aos poucos, até formar uma massa cremosa. Passe as cebolas nessa massa e depois em uma outra vasilha com Panko. Aqueça o óleo bem quente, mas mantenha em fogo médio-baixo durante a fritura. Frite as cebolas e sirva. Quanto antes servir, melhor, pois aproveita mais a crocância.

Obs.: Retirando a Páprica e o Panko, essa massa serve para fazer Frango Agridoce e Tempura. Para vocês terem uma ideia, olhem como ficam as mesmas cebolas feitas sem o Panko, parecem aquelas que servem em churrascaria:


Essas cebolas não são boas só como lanches, servem também de acompanhamento em pratos completos como esse frango ao molho barbecue que fiz outro dia.



Mas essa receita fica para outra ocasião.

Até a próxima e continuem cozinhando!

segunda-feira, 25 de março de 2013

Panquecas Americanas



Como primeira receita do blog, nada melhor que uma rápida e deliciosa panqueca para o café da manhã não é?  Depois me digam nos comentários se não é ótima, testem!


Ingredientes:

- 3/4 xícara (chá) de leite
- 2 colheres(chá) de fermento em pó
- 1 ovo
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 1/2 colher (chá) de sal
- 1 colher (chá) de óleo

Preparo:

Coloque tudo no liquidificador, menos a farinha e o fermento, e bata. Vá colocando a farinha aos poucos e batendo. Na ultima colocada de farinha, coloque junto o fermento e bata pela ultima vez. Asse as panquecas em uma frigideira antiaderente, em fogo baixo pra médio, colocando pequenas bolas e espalhando na frigideira com movimentos circulares usando uma colher. Usando uma espátula, vire a panqueca depois de cerca de um minuto e meio para assar o outro lado. Sirva ainda quente com mel e manteiga.

Aproveite enquanto estiver quente, porque a manteiga derrete e fica uma delícia.

Até a próxima e continuem cozinhando!

sexta-feira, 22 de março de 2013

Dando início aos trabalhos.

Este é o primeiro de muitos posts deste blog. Espero que os leitores gostem do que for postado aqui, da mesma maneira com que eu amo cozinhar.

Como é um post inicial e não tenho muito pra dizer, vou ficando por aqui. Até a próxima!